Praia do Pontal: Rio de Janeiro – exemplo de belezas naturais

Fotos da praia do Pontal está no final do artigo 

Continuando a faixa arenosa da Praia do Forte, Dunas e Foguete (as três em Cabo Frio), a Praia do Pontal é a primeira em Arraial do Cabo. Está bem escondido e aqueles que chegam à cidade pelo caminho não o conseguem ver. É por isso que a praia do Pontal é normalmente bastante tranquila e com pouco tráfego, mesmo durante os dias quentes de Verão.

A praia tem uma faixa arenosa até onde a vista alcança. E é branco e fino, um deleite para aqueles que não gostam de areia escura. O mar é muito azul, muito limpo e mais frio do que as praias de Pontal. Por isso, esteja preparado quando entrar na água. Um pouco de tempo passado ao sol é suficiente para se aventurar e dar um mergulho refrescante neste paraíso quase exclusivo.

A praia não oferece muitas infraestruturas. Há algumas cabanas de pescadores das quais se pode comprar bebidas, gelo e mercearias básicas. Há também reboques estacionados ali a vender alimentos e bebidas. A área de madeira é frequentemente utilizada por aqueles que preferem preparar os seus próprios alimentos. Algumas pessoas até trazem churrascos para passar o dia.

O acesso à praia faz-se por uma estrada de terra batida, logo após o pórtico à entrada da cidade. A pista é de boa qualidade. Quando se chega à praia, os carros ficam estacionados ao longo da estrada ou na zona que vai para o mar e recebe os pescadores. Não há caminhos para andar e os barcos não o levam até lá.

Pontal do Atalaia: esta zona de Arraial do Cabo garante belas vistas e praias imperdíveis na cidade. Neste artigo irá aprender o que fazer no Pontal do Atalaia e como chegar às famosas praias do Pontal do Atalaia.

Arraial do Cabo tem algumas das melhores praias do Brasil. Há também belas praias com piores classificações. Portanto, escolher o que fazer em Arraial do Cabo é uma tarefa fácil. Não há muito que possa correr mal. No entanto, não se pode perder as praias do Pontal do Atalaia, mesmo depois de ter sido incluída na lista das melhores praias do mundo.

Aqueles que vêm a Arraial do Cabo já são tentados por um passeio de barco até à Praia do Farol, considerada uma das melhores praias do Brasil.

Oferecemos-lhe uma rota ligeiramente diferente para ver a bela paisagem da cidade, mas de cima.

Confie em nós, Arraial do Cabo é ainda mais incrível e belo do alto. E o local perfeito para obter uma vista incrível é o Pontal do Atalaia. Aqui aprenderá como lá chegar, o que fazer, fotografias, mapas e como se deslocar.

 Praia do Pontal: o que fazer, para onde ir?

Já visitei Arraial do Cabo várias vezes, mas alguns destinos surpreendem-nos sempre, e nesse espírito visitámos Arraial. A principal atracção numa das nossas viagens foi o Morro do Atalaia ou Pontal do Atalaia em Arraial do Cabo.

A colina tem uma vista espetacular sobre as praias da região. O acesso é através da entrada do Condomínio Pontal do Atalaia, onde se deve identificar.

Para conhecer melhor o Pontal, decidimos ficar por lá. O acesso à região é um pouco mais complicado, apenas de carro, mas isto tem as suas compensações.

Escolhemos a Pousada Tanto Mar, que é muito isolada, mas quando chegar ficará surpreendido com a vista sensacional do topo. A vista vale todos os esforços.

Mas o acesso não é assim tão complicado. Colocamos o nome do hotel em Waze e chegamos lá facilmente. Demora cerca de 20 minutos a chegar da estação de autocarros de Arraial do Cabo à pousada. Só é preciso estar preparado para ruas estreitas e alguns solavancos.

Praia do Pontal: como é o acesso?

Sair à noite não é fácil porque as ruas são muito escuras e é um pouco assustador porque em alguns lugares.

O acesso ao Pontal do Atalaia em Arraial do Cabo faz-se através da entrada de um edifício de apartamentos, onde basta apresentar-se. O acesso é gratuito.

Não existe transporte público para o interior do condomínio, pelo que existem apenas duas formas de deslocação: de carro ou a pé.

Como é a circulação a praia do Pontal a pé?

Se já conhece o local, esta alternativa pode surpreendê-lo ou assustá-lo. Mas é possível. Quando eu era mais jovem e mais frugal, um amigo e eu não queríamos gastar dinheiro em táxis, e também não queríamos perder a ida a Prainhas. A solução era andar a pé.

Demora cerca de 1 hora a caminhar cerca de 4 km para chegar às Prainhas. A distância pode não parecer longa, mas prepare-se para altos e baixos, e muito pó na estrada, especialmente quando os carros passam por eles. As recompensas são vistas espetaculares da Ilha do Farol e do impressionante.

Como é a circulação de carro na praia do Pontal?

Se não estiver disposto a fazer estas viagens, é melhor conduzir. O caminho para as praias do Pontal até Atalaia é em caminhos de terra, o que pode tornar as coisas difíceis em dias de chuva.

No meio da estrada, alguns funcionários cobram uma taxa de estacionamento municipal de R$10,00. A taxa aplica-se a todos os estacionamentos públicos em Arraial.

Para os que estão a pé, não se esqueça de parar no caminho e de ter a vista do topo do Morro do Atalaia. Verá navios de cruzeiro lá em baixo. E pensar numa visão totalmente nova e cinematográfica do local.

Estacione o carro sempre a direita chegando a prainha, o caminho é bem estreito deixando o veículo a direita a pista fica livre para quem estar retornando.

Com certeza é um destino incrível para quem quer conhecer a praia do pontal.

Veja mais praias

Praia Vermelha Rj

Praia da Reserva Rj

Praia do Forte Rj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *