Praia do dentista: Rio de Janeiro – o que fazer por lá!

Fotos da praia do Dentista estão no final do artigo 

A Praia do Dentista situa-se em Angra dos Reis e foi uma das mais belas praias que visitámos em todos os nossos passeios pela região da Ilha Grande. Passámos muitos dias e várias excursões naquele que é um dos mais belos destinos da costa sudeste.

Neste post dizemos-lhe como pode chegar de Angra ou Ilha Grande, o que esperar da praia, como é a estrutura e também dicas para evitar os dias cheios de gente.

Praia do Dentista

Localizada na Ilha da Gipoia, onde se encontram outras praias famosas como a Ponta da Piedade e Flechas, a Praia do Dentista é uma das mais espantosas da região e é também chamada de Praia de Jurubaíba.

Com águas transparentes e tons que variam do azul ao verde, é um daqueles locais inesquecíveis para quem visita o destino.

As melhores praias da Ilha Grande

Além do mar cristalino, a praia está rodeada pela Mata Atlântica e está praticamente deserta, pelo menos nos dias de semana e durante a época baixa, como falaremos mais abaixo.

Nos fins-de-semana, feriados e no Verão, as lanchas e iates costumam deixar a praia mais apinhada e ocupada.

Praia do Dentista em Angra dos Reis

Angra dos Reis tem mais de 300 ilhas e cerca de duas mil praias. Para além da Ilha Grande, a Ilha da Gipoia, onde se encontra a Praia do Dentista, era uma das nossas favoritas.

A Praia de Jurubaíba recebeu o seu apelido porque o famoso dentista Olympio Faissol construiu ali uma casa.

Algumas pessoas dizem que esta casa poderia até tornar-se uma pousada, mas atualmente não há opção de alojamento na praia. O melhor é ficar na Ilha Grande (ver as nossas dicas para pousadas) ou na própria Angra dos Reis.

Qual é o melhor período para ir na praia do dentista?

Normalmente chove menos de abril a setembro. Mas o tempo é muito instável na região e chove muito no Verão. Por isso, vale sempre a pena planear com antecedência e mantermo-nos atentos às previsões.

Mas uma coisa que se pode ter em consideração é quando se pode apreciar melhor a Praia do Dentista. Vale a pena ir nos dias de semana e não durante a época alta de Verão. Evite também as férias.

Durante estes períodos, muitas lanchas e barcos tomam conta da praia, que está apinhada, mas ainda assim bonita. Quanto àqueles que vão durante a semana, como fizemos, em maio, a praia parecia ser só nossa, era paradisíaca.

Nos dias mais vazios, não há qualquer estrutura, pelo que é bom trazer alguns petiscos e bebidas. Nos dias mais cheios, há normalmente alguns barcos que funcionam como bares flutuantes, como o Jango’s Bar e o Barco Barco Bar. Os preços são um pouco altos.

Em geral, não há nenhuma estrutura na areia. Portanto, não se esqueça de uma canga ou mesmo de um guarda-chuva, caso não queira procurar sombra debaixo de um dos coqueiros da praia.

Como chegar à praia do dentista?

Para aqueles que estão na Ilha Grande, a forma mais fácil de chegar à Praia do Dentista é num dos passeios de barco chamado Ilha Paradisíacas.

Dir-lhe-emos todos os detalhes deste passeio num outro posto. Se preferir, pode alugar um barco privado, basta negociar na Vila do Abraão.

Esteja avisado que os barcos nem sempre param muito perto da areia, especialmente quando o mar está agitado. Portanto, se não souber nadar, certifique-se de que tem o seu colete salva-vidas. No dia em que viemos o barco parou muito longe e tivemos de nadar até à praia. Se estiver com crianças, vale a pena prestar atenção a esta informação também.

Aqueles que estão em Angra dos Reis têm a opção de ir com o seu próprio barco a motor ou iate (se for o seu caso rs), alugar um barco a motor ou barco, fazer uma das excursões de grupo ou usar o barco de táxi para a ilha da Gipoia.

Estes táxis partem da Praia Grande em Angra, perto da Praia do Bonfim, e cobram em média R$ 25 por pessoa para a ilha (tente negociar).

A viagem é curta, cerca de meia hora, mas os barcos levam normalmente os turistas à Praia das Flechas ou à Praia da Fazenda, de onde se tem de fazer uma trilha de 20min até à Praia Dentista.

A segunda maior ilha da baía de Angra fica a trinta minutos do centro da cidade. Com enseadas estreitas e pequenas e um mar calmo e cristalino, Gipóia oferece recantos e recantos para os mais variados estilos de marinheiros.

Para aqueles que querem festejar enquanto tomam sol, o destino é a praia Dentista (Jurubaíba), onde lanchas, veleiros e iates atracam em busca das barras flutuantes e dos seus petiscos frescos. Após receberem as encomendas via rádio, os bares fazem as suas entregas em canoas.

Na praia das Flechas, a atracção é o restaurante Seu Luiz, com o seu telhado de colmo, mesas na areia, e uma vista para a Ilha Grande. A multidão surfista está presente na bela praia das Amendoeiras, com areia branca e vegetação abundante.

Veja mais praias

Praia do Forno Rj

Praia da Reserva Rj

Praia do Pontal Rj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *