Praia de Camburi: São Paulo – descubra o que fazer por lá

Fotos da praia Camburi esta no final do artigo 

O bairro de Camburi oferece várias opções para os seus visitantes. Mas a sua principal atração são as praias de Camburi e Camburizinho, que se encontram entre as mais belas praias do litoral norte de São Paulo, divididas por uma pequena península e o rio do mesmo nome, que juntos formam uma das mais belas paisagens da região.

São praias pequenas, de areia clara e solta, mar límpido que mistura várias tonalidades do azul ao verde. Apesar da sua beleza semelhante, o público e o ambiente de cada praia são bastante diversificados.

Em Camburi, no lado direito da ilhota, a praia tem um público predominante de famílias e jovens, e é aí que está o centro e a maior parte da estrutura e comércio local, com restaurantes, bares, gelatarias, lojas e mercado de rasgões, atraindo o turismo, sem tirar a tranquilidade característica de Camburi.

O Camburizinho, por outro lado, é predominantemente composto por condomínios e casas de alto padrão e pelos seus proprietários. De tempos a tempos o rio que corre para o mar muda de lado, indo ou para a esquerda ou para a direita da ilhota, outro espetáculo da natureza.

Simplicidade e sofisticação caminham lado a lado em Camburi. O bairro muito encantador ainda mantém características rústicas, como estradas de terra, casas caiçaras, ranchos de pescadores, lojas de artesãos locais, e também reúne uma das melhores rotas gastronómicas da região, tudo com muito requinte.

Além disso, o turismo receptivo tem hotéis e pousadas com atendimento personalizado, oferecendo qualidade e conforto onde se destacam os Apartamentos Vila Morena.

A atmosfera pacífica da praia de Camburi não lembra de modo algum a agitação de Ubatuba. A última praia do Norte, na orla de Paraty, a praia de Camburi atrai o público alternativo que procura tranquilidade e aquele ar de outrora, quando as praias tinham uma infraestrutura rústica e chamavam a atenção apenas pela sua beleza.

Camburi é um canto escondido e para lá chegar é preciso entrar na estrada e enfrentar uma descida muito íngreme, quase sempre em más condições. A partir do centro de Ubatuba, serão 48 km até esta bela praia, e os dois últimos quilómetros podem ser um desafio. Conduza com cuidado para não derrapar ou atolar o carro, especialmente depois da chuva.

Camburi oferece uma longa faixa de areia, quiosques frescos, áreas de campismo, um mar calmo, e banhos de água doce nas extremidades da praia. Sob a sombra das amendoeiras, será fácil relaxar em frente ao mar.

Depois da praia, não deixe de visitar a Cascata da Escada, mesmo ao lado da estrada que conduz à Praia de Camburi. Se tiver mais tempo, invista no trilho para a Cascata dos Sete Poços, que começa no lado esquerdo da praia, ou no trilho para a Brava do Camburi, com acesso pelo lado direito da faixa de areia.

 Como chegar à Praia do Camburi

A última praia em Ubatuba antes do Rio de Janeiro, Praia do Camburi, fica a 48 km do centro da cidade e tem acesso através de uma estrada pavimentada e depois uma descida íngreme quase inteiramente feita de terra (é coberta de tempos a tempos, mas só dura pouco tempo com as chuvas).

Da autoestrada, serão mais 2 km numa estrada muito íngreme e de muito má qualidade. Para quem vai de autocarro do centro de Ubatuba, a linha que conduz à praia de Camburi.

O que fazer em Camburi?

Gosta de aproveitar o dia ao ar livre, com o sol no rosto e a brisa do mar a acompanhar as suas atividades? Então veja estas dicas sobre o que fazer em Camburi:

Não é por acaso que Camburi é um verdadeiro spot de surfistas. Pode apanhar excelentes ondas durante todo o ano, e pode alugar uma prancha de surf junto ao mar, no caso de ter vontade de enfrentar o oceano.

Passeio de barco

Há várias empresas que oferecem passeios de barco e de lancha em Camburi, muitas com destinos para as belas praias e ilhas próximas. Vale a pena contactar algumas das empresas de turismo de aventura em Camburi, tais como a Eco Dynamic, Defender Tour, e Eco Experience. A vela é necessária, e se estiver numa paisagem maravilhosa, tudo se torna ainda mais inesquecível.

Trilha do Sertão do Cacau

Prepare um repelente de insetos e os seus ténis mais confortáveis, porque está na hora de andar no meio da Mata Atlântica! O trilho do Sertão do Cacau é moderado, mas gratificante: ao longo dele há várias quedas de água perfeitas para um banho.

Para se sentir mais seguro ao longo do percurso, vale a pena procurar uma empresa que tenha guias para os trilhos. A experiência de estar rodeado de verde é fantástica.

Cascata de Camburi

Após pouco mais de meia hora de uma trilha moderadamente ritmada (que deve ser feita com um guia) chega-se ao oásis que é a Cascata de Camburi. As águas são cristalinas e frias, revigorantes, e a piscina natural é incrível para um mergulho. Para manter a preservação do local, não se esqueça de levar o seu lixo para longe.

Os amantes da natureza vão adorar cada segundo em Camburi.

Veja mais praias 

Praia da Lagoinha SP

Praia de Juquehy SP

Praia de Maresias SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *