Praia da Barra: Rio de Janeiro – Guia de viagem

Fotos da praia da Barra da Tijuca esta  no final do artigo 

Como chegar na praia da Barra da Tijuca?

A distância entre Copacabana e Tijuca é de 20 km, que pode ser coberta muito rapidamente pelo metro. A última estação da linha 4 chama-se Jardim Oceânico e após 20 minutos chegamos a ela!

Esta opção é bastante nova porque esta estação de metrô foi aberta para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, uma vez que a maioria das instalações dos Jogos estão localizadas na Barra e o acesso às mesmas é bastante complicado.

Também se pode lá chegar de autocarro. A linha 2335 leva-nos, mas leva uma hora e meia. Não é uma opção recomendada porque se torna muito cansativa. Com um carro particular ou Uber, a viagem leva o mesmo tempo que com o metro, com a diferença de que se pode contemplar a vista da costa a partir da autoestrada.

Ao longo do caminho, passaremos por um túnel que atravessa várias colinas. Na volta, poderá ver de perto a favela Rocinha e ter uma ideia do seu tamanho. Ao sair do metro, pode facilmente chegar à praia, que fica a 10 quarteirões de distância. Irá diretamente para o Barraca do Pepe, que é o posto mais famoso e marcante desta praia.

Barraca do Pepe na Barra da Tijuca?

Aqui o ambiente da praia é menos agitado e mais familiar. Durante a tarde, as pessoas costumam ir surfar. Pode fazer uma viagem de um dia, desfrutar da praia no centro do Rio de Janeiro, ou ficar num dos muitos alojamentos que a Barra oferece para todos os orçamentos e gostos.  No total, de ponta a ponta a praia aqui é quase 14km! Espaço suficiente para ter uma grande variedade e apreciar o sol e a água.

Adjacente à praia encontra-se uma ciclovia extremamente extensa, que se gostar de percorrer a cidade de bicicleta pode sempre desfrutar de vistas dignas de cartão postal.

As bicicletas laranja que verá estacionadas podem ser utilizadas por qualquer turista. O sistema chama-se Bike Rio e consiste em descarregar uma aplicação, registar os seus dados e ligar a um cartão de crédito. Tem a opção de alugar por um dia ou um mês. Escolha a sua opção preferida e viaje no paraíso!

Outra alternativa oferecida por esta parte da cidade são os centros comerciais. O Bar da Tijuca é conhecido como a Miami do Brasil. Esta fama é bastante justificada, porque a cidade tem vários grandes centros comerciais que satisfazem todos os requisitos para passar um dia a fazer compras e a divertir-se.

Se quiser ver um enorme marco para o qual um dia não é suficiente, recomendo o Bar Shopping. Foi construído em 1981 e tem um complexo que oferece um centro médico e um centro de negócios, entre outras coisas. O centro comercial tem mais de 700 pontos de venda com as principais marcas mundiais e brasileiras. Tem estacionamento para 500 carros. Todos os números chamaram a nossa atenção. Tem também opções de refeições. Chegar lá é bastante fácil de carro ou de transporte público.

Outra atividade que podemos fazer na Tijuca é um voo de helicóptero. Há um heliporto que é utilizado como ponto de lançamento para ver a beleza desta parte da cidade a partir do céu. Além disso, existe a possibilidade de um táxi aéreo do mesmo local, mas neste caso com um destino específico. É amplamente utilizado pelos residentes que ocupam cargos de direção no centro da cidade.

Este alojamento oferece uma enorme variedade de lanches rápidos, sendo a sua especialidade todos os tipos de sandes que são preparadas no local. As praias aqui são muito mais limpas e largas, as pessoas estão mais separadas e há menos vendedores ambulantes. Há também uma maior sensação de segurança.

Na praia veem-se polícias com postos fixos. E à tarde observa-se a praia enquanto se caminha. O sol estará consigo durante mais horas uma vez que não há tantos edifícios a bloqueá-lo, e ao pôr-do-sol verá um dos momentos mais belos da sua vida.

Atividades culturais na Praia da Barra da Tijuca

Se estiver interessado em eventos culturais, nesta parte do Rio de Janeiro é a “Cidade das Artes”. O edifício que o abriga é magnífico e foi projetado por um arquiteto francês.

A ideia é que um passeio dentro dela é um passeio fora. É por isso que vamos encontrar muitas escadas e solavancos para que o passeio não seja monótono. Este é o maior complexo cultural da cidade. No interior existem 3 salas de cinema, espaços polivalentes, galerias de arte e um teatro com capacidade para mais de 1000 pessoas. Tem também uma sala de leitura com acesso a livros impressos e electrónicos. Há normalmente atividade livres em cada um dos espaços acima referidos. Tudo o que tem de fazer é pesquisar online e rapidamente encontrará todas as opções disponíveis para o período em que estará na cidade.

Passando à cultura, e neste caso mais especificamente ao futebol, que faz parte da vida carioca, para além de ser uma paixão nacional. Existe o “Museu do Futebol”, criado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Uma das salas mais interessantes é aquela onde são guardados os troféus ganhos pela seleção brasileira.

Perdemos a conta do número de troféus em exposição, são quase infinitos. Ao mesmo tempo, existe uma sala especial onde são expostos os vencedores do Campeonato do Mundo.

Também se pode ler a sua história, ver as camisolas que têm sido utilizadas ao longo dos anos, e nos ecrãs interativos ver informação que muda dependendo do dia. Para os amantes do desporto, este é um lugar a não perder.

No final do curso pode tirar a sua fotografia, simulando que é outro membro da equipa nacional, na foto clássica da equipa. As crianças com menos de 7 anos de idade são alojadas gratuitamente.

A localização da praia da Barra é ideal para quem quer curtir a orla, petisco e cerveja gelada em um lugar incrível.

Veja mais praias

Praia da Ferradurinha RJ

Praia de Grumari Rj

Praias de Ipanema RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *