Praia Brava: Santa Catarina – Lugar de paz e águas tranquilas
Fotos da praia Brava esta no final do artigo
Águas claras, belas praias, música, atividades e comunidades ativas cuidam dos problemas da região. Esse é o universo em torno da Praia Brava, no verão em Florianópolis, isso se destaca principalmente pela boa infraestrutura da praia e do litoral, e claro, pela vista privilegiada.
Nos meses de verão, muitos jovens em busca de diversão tocam na praia porque há atividades realizadas por DJs e bandas. Sempre há música e espaço para drinks e petiscos.
O mar é um local de lazer para os surfistas, e as ondas criam um ambiente perfeito para a prática deste esporte. As famílias que desejam trazer seus filhos para a Brava devem ter muito cuidado, pois as ondas são fortes e as correntes podem arrastar os nadadores (não podendo retornar à praia).
No entanto, a taxa de acidentes no mar é muito baixa porque existe um posto de salvamento que pode ajudar nos dias mais perigosos.
A comunidade é pequena e consiste principalmente em condomínios de frente ou perto do mar (o apartamento mais afastado fica a cerca de 400 metros da praia).
Existe um parque de estacionamento público à saída da praia. O carro é o principal meio de transporte na região Brava porque os moradores têm alto poder aquisitivo, mas também há linhas de ônibus para a região.
Praia Brava conheça as características desse local incrível:
Por outro lado, a Ponta da Feiticeira separou a Brava da Praia dos Ingleses. Por outro lado, Punta da Bota garante a fronteira entre as praias da Brava e da Lagonia.
A direção da praia é noroeste-sudeste, rodeada por falésias de ambos os lados. Esta é uma praia aberta com características marinhas.
Possui ondas fortes e violentas foi daí que originou o nome da praia. A água do mar é límpida, a salinidade é alta e o cheiro de peixe é alto.
A areia é muito fina, amarela e fofa. Tem cerca de 1,5 km de extensão e um cinturão de areia que varia de 25 a 80 metros. O fundo do mar tem um declive suave, mas pode haver alguns solavancos profundos.
A praia está exposta aos efeitos das ondas principalmente de nascente. No inverno, as ondas do quadrante sul dominam. Essas características fazem da praia um ótimo lugar para a prática do surf.
Conheça um pouco mais da História da praia Brava…
As características geográficas da Praia Brava, como morros íngremes, grandes quantidades de argila e pedras, e águas selvagens e ferozes, dificultam a entrada de índios ou pescadores.
Portanto, nenhum residente nesta área se torna vilarejo. Até a década de 1980, apenas alguns pescadores possuíam casas em terras escassas perto da praia.
A situação mudou quando Nilton Ramos, empresário da construção civil e dono do CEISA, decidiu investir na Praia Brava. Comprou terras de pescadores e projetou um empreendimento diferenciado com o arquiteto André Schmidt, que será o primeiro a desenvolver um plano de urbanização consciente na Ilha de Santa Catarina.
Com isso, a praia da Brava se desenvolveu em uma comunidade das elites de Florianópolis, respeitando a área verde, e equipada com estacionamentos e infraestrutura conveniente próximo à praia.
Em 1990, foi concluída a construção do primeiro apartamento do bairro. Desde o início desta década, a Praia Brava tem feito avanços consideráveis na urbanização e construção de moradias.
Praia Brava: sugestões de hospedagem
Se você se apaixonar pela Praia Brava, pode se hospedar na Pousada Brava club à beira-mar, ou próximo à Pousada Bella Nina (cercada pela Mata Atlântica), à Pousada Bahia Verde ou ao elegante Le Village Búzios Boutique Hotel.
Toda a área é muito tranquila e a condução não requer muito exercício. Ideal para quem quer evitar engarrafamentos. A desvantagem é que fica um pouco longe do centro.
Na água, os surfistas dominam, o que é bom para o esporte então, se você é um praticante, vai se dar bem. Devido ao seu curto comprimento (aproximadamente 1,5 km), as caminhadas ainda são muito agradáveis.
Mesmo que o mar seja insuficiente, há famílias com crianças, até porque a área onde as crianças podem brincar é muito grande, pois em alguns casos a distância entre elas chega a 100 metros entre a costa e a água.
Como o mar é muito agitado, é necessário dar atenção especial às crianças que são trazidas para a água, principalmente as crianças, mas sempre que possível, há sempre um salva-vidas presente.
Gosta de esporte radical? Porque não solta de parapente?
Quer mais emoção durante suas férias na Praia Brava? A estrada que leva até ela, a Avenida Epitácio Bittencourt, sobe e desce a montanha para chegar lá, e então você pode pular de um parapente para apreciar a beleza do litoral norte da Flórida de cima. Existem escolas especializadas em vôo duplo, o que é uma experiência absolutamente incomparável.
Realmente apesar do mar super agitado a Praia Brava dispõe de uma beleza incomparável e você pode curtir muito este roteiro, vale a pena conhecer.
Veja mais praias